30 de agosto de 2012

Esclarecimentos

Eu comentei com um familiar sobre o nosso plano de mudança de nossos hábitos alimentares, e falei que o IMC da Júlia estava normal, ela questionou porque a incluí nessa nova rotina, e respondi que embora o peso e a altura estejam compatíveis para sua idade, não quer dizer que ela esteja com sua saúde 100%. Ela não gosta de legumes e verduras, acho que a maioria das crianças têm esse tipo de resistência, então pouco a pouco estou mudando seus hábitos, incluindo um legume ou verdura por vez em sua refeição, até que ela se acostume e venha a comer prazerosamente. Em relação aos exercícios, a achei muito nova pra frequentar uma academia, e me incentivei a acompanhá-la a fazer caminhadas ao ar livre, já que temos uma excelente área para tal tão perto de casa, moramos próximo ao Piscinão de Ramos.

 É um ótimo espaço, têm aproximadamente 1.500m de ciclovia, ou seja se dermos a volta duas vezes faremos 3Km. Iremos intercalar caminhada e bicicleta, e a Júlia também fará natação. Faremos nossas atividades pela manhã, pois é o horário em que podemos fazer tudo juntas, confesso que não está sendo fácil acordar tão cedo, sei que nem é tão cedo assim, já que milhares de pessoas acordam todos os dias as 6:00 hrs ou menos para trabalhar, temos nos incentivado bastante.
O que anda a incentivando mais é rever os vídeos do medidinha certa do Fantástico, ela se identificou bastante com a Isabela, e assim como ela também espera reprogramar o corpo e ficar super saudável!(Palavras da Júlia).

                                         Foto: http://fantastico.globo.com/platb/medidinha-certa
Por hoje é só, até mais!


28 de agosto de 2012

1º dia de exercícios

Hoje foi nosso 1º dia de RA (reeducação alimentar) +AF (atividade física), acordamos as 6:00hrs da manhã e aqui no Rio estava um clima super agradável para caminhada, antes de sair comemos pão integral + fruta. Correu tudo bem, fizemos alongamento da caminhada, mas não tenho noção da distância que percorremos, andamos 5 minutos em ritmo normal, 20 em ritmo acelerado e mais 5 em ritmo normal, ao todo fizemos meia hora de caminhada, acho que para o 1º dia foi bem legal, teríamos feito mais uns minutinhos, se não fosse o pequeno acidente de percurso que aconteceu!!!! Euzinha resolvi não colocar meia com o tênis novo, porque achei justo e queria que ele cedesse um pouco, senão apertaria e eu não conseguiria caminhar, foi pior...porque na caminhada entrou algumas pedrinhas no tênis, o que incomodou muito e provocou alguns machucados nos meus pés! Dica: nunca use tênis sem meia!
A Júlia foi super disposta, aguentou firme e ainda queria caminhar um pouco na areia, mas devido ao incômodo dos meus pés, não aguentei. Segue mais uma foto da Júlia, agora caminhando:
 
Agora vou deixar a Júlia escrever como ela está se sentindo e o que ela espera dessa nova fase de sua vida:

Júlia:
Estou me sentindo bem, mais disposta e espero me tornar mais saudável, menos anciosa e aprender a comer melhor!

    Por hoje é só, BOA SORTE para nós filha!




27 de agosto de 2012

IMC ( Índice de Massa Corporal)

Hoje nos pesamos e fizemos o cálculo simples do IMC.
A Júlia está com 46 Kg e 1,42 m de altura. Seu IMC foi 22,8.Considerado dentro da normalidade.
Eu (Joelle), estou com 77 Kg e 1,62m de altura. Meu IMC é 29,3. Estou acima do peso recomendado.

Nosso peso ideal é: Júlia -> 40 Kg e eu (Joelle) -> 58Kg. Ou seja, eu terei muito mais trabalho para chegar ao meu peso ideal!

Pra quem não sabe como se faz o cálculo do IMC, é bem simples:
- Basta dividir o peso pela altura ao quadrado, assim:  Pes÷ Altura², um exemplo:
Meu peso é 77Kg e minha altura 1,62, então fica assim:  77÷ 1,62² = 29,3.


Você pode utilizar a tabela abaixo para consultar o seu Índice de Massa Corporal.
ResultadoSituação
Abaixo de 17Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99Peso normal
Entre 25 e 29,99Acima do peso
Entre 30 e 34,99Obesidade I
Entre 35 e 39,99Obesidade II (severa)
Acima de 40Obesidade III (mórbida)

E amanhã começaremos nossas atividades físicas, começaremos com caminhadas leves e incluiremos 
outros exercícios a medida que o nosso corpo for se habituando a nova realidade.
É isso aí , espero ter ajudado!



A Largada!

Meu nome é Joelle e junto com minha filha Júlia de 9 anos decidi criar este blog a princípio para nos servir de estímulo e para quem se interessar, dividir nossos desafios e conquistas diárias em busca de uma melhor qualidade de vida, depois de anos praticando o sedentarismo, resolvemos dá um fim ao comodismo e ir à luta! Sempre que possível estaremos postando novidades e dicas! Espero dessa vez não desistir e conquistar a nossa meta!!!!